Smolweb é uma filosofia de desenvolvimento de sites focados em usabilidade e que não usam muitos recursos do navegador ou computador permitindo que aparelhos antigos ou menos poderosos consigam navegar sem dificuldades.
A ideia vem da observação de que os sites e plataformas hoje dependem de navegadores modernos e seus motores de renderização de páginas poderosíssimos e também extremamente dependentes de máquinas potentes.
Outra vantagem desta filosofia é uma menor dificuldade de entrada ignorando as complexidades que o desenvolvimento moderno de sites prega.
O Zen da Smolweb:
Considerar sites como somente para leitura
Preferir legibilidade
Desenvolver seguindo o princípio da menor complexidade
Usar Javascript apenas se absolutamente necessário
Use semântica HTML
Use feeds RSS
Foque em navegadores alternativos (como netsurf)
Foque em navegadores de terminal (como w3m)
Colabore com projetos sem propagandas ou coleta de dados
Smolweb não é IndieWeb mas esses conceitos se conversam.
Eu concordo. Por muito tempo trabalhei com plataformas web gigantescas e desnecessariamente complexas.
No começo, é interessante, divertido, e aquilo te dá uma sensação de poder porque você vê os níveis de abstração que está criando, e tais níveis de complexidade certamente só precisariam existir se estivesse construindo algo maravilhoso, espetacular.
Infelizmente a realidade tá meio longe disso. Dá pra fazer coisas grandes com pouco, mas isso não é sexy.
Pouco não te deixa orquestrar uma matilha de processos fantásticos com um comandozinho no terminal…
Pouco não te deixa trazer à vida uma legião de processadores e discos remotos ao balbuciar um encanto…
Coisas sexy são sedutoras então é preciso ativamente lutar contra a tentação de seguir a coisa.
Pelo menos no Farinha, estamos tentando seguir estas diretrizes e estou gostando da experiência.
Smolweb é quando eu lembro que desisti de ter um site/blog e fico usando um monte de arquivo Markdown pra anotar coisas ou pesquisando mensagens minhas por diversos grupos de WhatsApp, Telegram ou redes sociais enquanto forma de consulta.
Admiro quem faz esse tipo de coisa. Basta ter texto, algumas imagens e CSS limpo.
Sempre lembro desse aqui enquanto um exemplo de “caderno de anotações de laboratório”.
Tem alguns blogs simples que eu costumo lembrar e verificar como anda os autores de vez em nunca. Esse aqui também é bom.